MULHERES NEGRAS PRÉ-CANDIDATAS ESTADUAIS
DE 27 ESTADOS SE REÚNEM PARA LANÇAR CARTA
DE COMPROMISSO À PRESIDÊNCIA
O projeto Estamos Prontas, iniciativa de incidência política do Instituto Marielle Franco (IMF) e do movimento Mulheres Negras Decidem (MND), vai realizar o primeiro Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política. O evento vai reunir lideranças políticas de todas as unidades federativas do Brasil participantes do projeto, além de intelectuais, artistas e nomes influentes na política institucional da América Latina. A vice-presidente da Colômbia recém-eleita, Francia Marquez, irá participar do evento de forma online. Além dela, estão previstas a participação das deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Talíria Petrone (PSOL), Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, além de dirigentes estaduais e nacionais dos partidos que apoiam a chapa de Lula-Alckmin.
No encontro, que acontece dia 05 de agosto,no Rio de Janeiro, na sede da Ação da Cidadania, as pré-candidaturas dos 27 estados lançam uma carta compromisso com eixos programáticos para o Executivo Federal em 2023, no intuito de cobrar o comprometimento de Lula, pré-candidato à presidência, com políticas de justiça social, racial e de gênero. Dirigentes dos partidos que constroem a coalizão Lula 2022 foram convidados, assim como o próprio Lula, mas ele ainda não confirmou sua presença.
O evento marca o encerramento da primeira etapa do projeto Estamos Prontas, onde 27 lideranças negras, uma de cada estado do país, participam de uma jornada formativa para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo eleitoral de 2022. A formação acontece desde abril, e aborda temas como: História do Movimento Negro e do Movimento Negro Feminista, Direito Eleitoral, Captação de Recursos, Comunicação, Gestão de Recursos, Segurança Digital e Física, Saúde Mental e Autocuidado, Formação de Rede e Articulação Territorial. O projeto conta ainda com uma equipe de estrategistas regionais que, por meio de mobilização e articulação política nos respectivos territórios, estão impulsionando as pré-candidaturas.
As coordenadoras do projeto, Fabiana Pinto e Tainar Pereira, avaliam a iniciativa como um espaço de fortalecimento político de lideranças negras que já vêm há anos contribuindo para melhorias em suas comunidades e territórios. E acreditam que o Encontro Nacional será um momento de celebração e, sobretudo, de reafirmação do compromisso que as mulheres negras têm em construir um projeto político alinhado com as necessidades da população brasileira.
“Nossa expectativa é de que esse encontro seja capaz de congregar diferentes atrizes e atores políticos em torno de um novo projeto de futuro, liderado por mulheres negras. Temos prioridades que precisam ser reconhecidas e incorporadas às agendas de todas as esferas do poder. O Brasil tem solução e as mulheres negras são parte fundamental desse processo”, afirma Tainah Pereira.
Já Fabiana Pinto, coordenadora de incidência e pesquisa do Instituto Marielle Franco, reforça: “É simbólico que esse encontro de mulheres negras ocorra na cidade que elegeu Marielle Franco. Será a partir das mãos das mulheres negras brasileiras que conseguiremos reconstruir nosso país e dar uma resposta aos recentes ataques à nossa democracia e ao nosso sistema eleitoral. Acreditamos na construção de um futuro de dignidade e felicidade para todos e é essa proposta que nossas lideranças pretendem apresentar no próximo dia 5 de agosto”.